05 de Julho | VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia

05 de Julho de 2018

9h / 10h

Credenciamento

 10h / 12h

Cursos Pré-Congresso – Parte 1

CURSO
Pré-Congresso

Curso (C1) Tema: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Luis Augusto Paim Rohde (RS)

Sub-tema: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – ABORDAGEM  TEÓRICA

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Síntese Curricular: Professor Titular de Psiquiatria – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria – Universidade de São Paulo. Coordenador-Geral do Programa de PHDA do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria.  Presidente da World Federation of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Ex-Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry até 2013, editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry até 2017. Publicou cerca de 300 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 8 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Tem cerca de 16000 citações per doc e Índice H = 59 (google scholar).

Ementa: Nesse curso discutiremos os achados de pesquisa mais recentes e clinicamente significativos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) englobando aspectos ligados a epidemiologia, etiologia, neurobiologia, apresentação sintomática, comorbidades mais frequentes com especial ênfase nos transtornos da aprendizagem, trajetória sintomatológica, desfechos negativos e positivos associados ao transtorno e intervenções farmacológicas e não farmacológicas.

 

Maria Fernanda Batista Coelho da Fonseca (SP)

Sub-tema: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – ABORDAGEM  INTERVENTIVA

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Síntese Curricular: Doutora em Ciências da Saúde UNIFESP; Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP; Especialista em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia; Atuação em projetos de Saúde e Educação na Universidade Federal de São Paulo; Psicopedagoga clínica: Avaliação, intervenção, reabilitação e consultoria para os transtornos do neurodesenvolvimento na clinica e no ambiente escolar; Membro da equipe de Pesquisa do Centro de Pesquisas da Psicobiologia UNIFESP; Membro da equipe de Pesquisas em Reabilitação e Ensino em Neurociência Educacional; Membro da equipe do Projeto Neuromodulação em Neurodesenvolvimento: uso da estimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento.

Ementa: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que resulta em prejuízos para o indivíduo em ambientes sociais e educacionais. A prevalência é 3 a 6% em media das crianças em idade escolar em todo o mundo, sendo o gênero masculino na maioria dos casos (50-80%). Está associado a maior risco para problemas na escola, nos relacionamentos com amigos e familiares, com comorbidades para problemas de conduta, ansiedade, desafiador opositor, depressão e dificuldades durante a vida adulta nos relacionamentos sociais. Sua etiologia multifatorial altera o desempenho da atenção, memória operacional, função executiva, linguagem, regulação emocional, a modulação do comportamento, o que pode implicar em baixo desempenho acadêmico e alto índice de repetência escolar. Os sintomas se revelam em níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade que incluem comportamentos como incapacidade de prestar atenção aos detalhes, dificuldade para organizar tarefas e atividades e inquietação ou incapacidade de permanecer sentado em situações apropriadas. O tratamento deve ser medicamentoso com acompanhamento medico. Paralelamente deve receber atendimento periódico psicológico para fortalecimento emocional e comportamental. Acompanhamento psicopedagógico para assimilação dos conteúdos e desenvolvimento da metacognição. Com esse trabalho multiprofissional alinhado e sincronizado para o desenvolvimento de estratégias mais adequadas e consciente para a evolução da aprendizagem.

 


 

 

Curso (C2) Tema: Transtorno do Espectro Autista

Docentes:

 

Sylvio Giffoni (SP)

Sub-tema: Transtorno do espectro autista – ABORDAGEM TEÓRICA

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Síntese Curricular: Médico pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Pediatria e Neurologia Infantil pela Unesp Botucatu; Especialista em Genética pela Unicam;. Mestre e Doutor em Ciencias Médicas pela Unicamp; Professor da disciplina de Introdução às Neurociências da UNISAL e da Universidade Anhanguera; Neuropediatra do Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem (DISAPRE-Unicamp) e do CIAPRE.

Ementa: Os TEA são transtornos de neurodesenvolvimento de manifestação precoce, com prejuízos na comunicação e comportamento que geram alterações no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.  É um transtorno caracterizado pela heterogeneidade na apresentação dos sintomas, considerando o padrão e a severidade dos mesmos. Vamos abordar durante o curso aspectos diagnósticos do TEA, a importância da equipe interdisciplinar nesse diagnóstico, a importância do diagnóstico e da intervenção precoce e sinais precoces  que podem ser observados antes dos 2 anos e as características com o passar da idade.

 

Mônica Dias Palitot (PB)

Sub-tema: Transtorno do espectro autista – ABORDAGEM  INTERVENTIVA

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Síntese Curricular: Doutora em Psicologia Social pela UFPB; Psicóloga(UFPB); Mestre em Educação (UFPB); Professora Adjunta IV da UFPB, Departamento de Psicopedagogia, no Centro de Educação. Presidente da Comissão de Avaliação da UFPB (CPA/UFPB); Pesquisadora e coordenadora do GP TEAPRENDIZAGEM e do GP Aspectos Psicológicos e Sociais da Aprendizagem (GPAPSA); Professora-Pesquisadora do curso Pedagogia Virtual da UFPB; Coordenadora de projetos do PIBIC, PROBEX, PROEXT e Novos Talentos da Capes; Palestrante, autora e organizadora de artigos e livros na área de educação e autismo.

Ementa: Breve enfoque nos programas de Intervenção ABA/PECS/,SON-RISE/DIR-Floortime;  Como, onde e porque trabalhar com o programa TEACCH.

 


 

Curso (C3) Tema: Dislexia

Docentes:

 

Renata Mousinho (RJ)

Sub-tema: Dislexia – ABORDAGEM  TEÓRICA

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Síntese Curricular: Professora; Fonoaudióloga; Psicomotricista; Doutora e Mestre em Linguística, UFRJ; Estágio pós doutoral em Psicologia, UFRJ; Especializada em Psicomotricidade, ISRP-Paris; Especializada em Educação Inclusiva, UGF; Professora Associada da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Coordenadora do Projeto ELO: escrita, leitura e oralidade.

Ementa: São inúmeras as novidades e experiências que vivenciam as crianças ao adentrar no ensino formal, especialmente a compreensão do sistema do alfabético.  Mas, para alguns os desafios podem ser maiores. Estudantes com transtornos de linguagem oral ou com transtornos específicos de leitura (Dislexia) ou da expressão escrita, podem encontrar obstáculos inesperados, que devem ser suplantados  com apoio de professores e profissionais especializados. Compreender a natureza da dificuldade é a chave para encontrar o melhor caminho para superação.

 

Jaime Zorzi (SP)

Sub-tema: A intervenção clínico-pedagógica na dislexia: propostas para o ensino da leitura e da escrita

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Síntese Curricular: Fonoaudiólogo; Especialista em Linguagem e Aprendizagem; Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutor em Educação; Atua no atendimento de crianças e jovens com alterações da linguagem oral e escrita; Presta assessoria e consultoria junto a rede pública e privada de ensino; Trabalha na formação de professores e outros profissionais da área da aprendizagem e educação; Diretor e professor do CEFAC Saúde e Educação; Autor de várias obras sobre linguagem oral, escrita, aprendizagem e transtornos de aprendizagem; Autor de “As letras falam: metodologia para alfabetização”.

Ementa: Capacidades demandadas por escritas de natureza alfabética; Déficits cognitivo-linguísticos presentes na dislexia; Atividades para desenvolver competências cognitivo linguísticas visando a alfabetização; Atividades que compõem a proposta “As letras falam: metodologia para alfabetização”; Atividades para desenvolver competências ortográficas, de acordo com a proposta“ Descomplicando a Escrita”.

 


 

Curso (C4) Tema: Transtornos Específicos de Leitura e Escrita

Docente:

 

Sonia Maria Pallaoro Moojen (RS)

Sub-tema: Abordagem teórica e prática dos Transtornos específicos de leitura e escrita

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Síntese curricular: Pedagoga; Fonoaudióloga; Psicopedagoga; Mestre em Educação: Psicologia Escolar e professora universitária; Pesquisadora em Dislexia de Adultos;  Publicações de instrumentos de avaliação (CONFIAS; Compreensão Leitora de textos expositivos). Autora do livro ‘A Escrita Ortográfica na Escola e na Clínica’.

Ementa:  Os Transtornos de Aprendizagem nos Manuais de Diagnóstico; Reflexão critica sobre as nomenclaturas; Caracterização dos transtornos; Instrumentos de avaliação; Estratégias de trabalho.

 


 

Curso (C5) Tema: Discalculia

Docentes:

Rita Picinini (SP)

Sub-tema: Discalculia – ABORDAGEM  TEÓRICA

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Síntese Curricular: Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo; Especialista em Administração Escolar; Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Especialista em Psicopedagogia pela PUC/SP; Especialista e Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI); Graduação em Matemática (Lic.) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” São José do Rio Preto(SP); Psicopedagoga; Consultora Escolar; Docente em Programas de Capacitação de Profissionais da área de Educação e Saúde; Colaboradora do Projeto Neuromodulação em Neurodesenvolvimento da Psicobiologia (UNIFESP); Colaboradora do Projeto de Cogni ção Social da Psicobiologia (UNIFESP); Membro do Conselho da Clínica NASCE (Núcleo de Atendimento em Saúde e Cuidados na Educação); Membro  do Conselho da PENSAR Clínica.

Ementa: Os números desempenham uma importante função em nossas atividades do dia a dia. A aquisição do conceito de números é uma habilidade humana inata e que aos poucos vai se desenvolvendo formalmente principalmente na fase pré-escolar.  Infelizmente, podem existir alterações nos processos de aprendizagem das habilidades matemáticas. Essas alterações podem estar relacionadas a fatores Neurológicos e não Neurológicos. Um destes fatores neurológicos é conhecido como Discalculia do Desenvolvimento (DD). A Discalculia do Desenvolvimento é considerado um distúrbio d e aprendizagem que afeta especificamente as habilidades de uma pessoa em compreender e manipular números. É importante diferenciar uma Dificuldade de Aprendizagem Matemática e uma Discalculia do Desenvolvimento. Quando a Discalculia do Desenvolvimento é identificada precocemente, dependendo do tipo e do grau da dificuldade, a criança através de programa de intervenção adequado tem grandes possibilidades de ampliar o desenvolvimento das capacidades matemáticas, facilitando o sucesso, o seu autoconceito e a sua autoestima.

 

Quézia Bombonatto (SP)

Sub-tema: Discalculia – ABORDAGEM  INTERVENTIVA

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Síntese Curricular: Fonoaudióloga; Licenciada e bacharel em Matemática; Psicopedagoga; Terapeuta familiar e de casal; Pós graduação em Psicologia da Educação, formação em Terapia Cognitiva Comportamental; Co-autora de livros na área da psicopedagogia; Professora em cursos de Psicopedagogia e de capacitação de professores; Atuação na instituição pública e privada e na clínica há 46 anos; Presidente da ABPp nas gestões 2008-2010  e 2011-2013; Conselheira Vitalícia da ABPp.

Ementa: A discalculia se caracteriza por um amplo espectro de dificuldades associadas às matemáticas, com determinadas características e sintomas que podem ser perceptíveis a partir dos primeiros anos da educação escolar, logo quando a criança   começa a desenvolver as habilidades de aprendizagem da matemática. Continua durante a infância, adolescência e até mesmo na fase adulta. À medida que as crianças crescem, essas dificuldades se evidenciam. Daí a importância do diagnóstico precoce e de uma intervenção efetiva, que vise melhorar os recursos e as estratégias de aprendizagem dos conceitos matemáticos. Assim, o obje tivo deste curso é apresentar alguns instrumentos psicopedagógicos para avaliação deste transtorno, bem como ter contato com algumas atividades próprias para estimulação do desenvolvimento de habilidades cognitivas que possibilitem: a construção das noções matemáticas, o uso delas como ferramentas para resolver problemas, capacitação para adaptá-las e transferi-las para novas situações, além de ampliar os recursos e as estratégias de aprendizagem da matemática.

 


 

Curso (C6) Tema: Deficiência Intelectual

Docentes:

Maria Eloísa Famá D’Antino (SP)

Sub-tema: Deficiência intelectual – ABORDAGEM  TEÓRICA

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Síntese Curricular:

Ementa:

 

Sonia das Dores Rodrigues (SP)

Sub-tema: Deficiência intelectual – ABORDAGEM  INTERVENTIVA

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Síntese Curricular: Graduação em Pedagogia (UNICAMP); Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela FCM/UNICAMP; Tem especialização em Psicopedagogia (PUC-Campinas) e Psicomotricidade (ISPE/GAE/FMABC) com certificado do Comité Scientifique International da OIPR); Pesquisadora do DISAPRE/FCM/UNICAMP; Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem; Coordenadora do CIAPRE/Campinas;  Membro da Diretoria da ABENEPI; Atua em neuroeducação, com ênfase nos transtornos do neurodesenvolvimento.

Ementa: A intervenção de crianças com deficiência intelectual é preocupação frequente de psicopedagogos e educadores em diferentes contextos. Do ponto de vista legal, leis específicas garantem o atendimento educacional especializado na escola. Adicionalmente, é comum a intervenção clínica complementar, principalmente com psicopedagogos. Apesar disso, dúvidas sobre como oferecer intervenção de qualidade não são incomuns. Diante disso, o curso tem como objetivos principais discutir e demonstrar experiências práticas que abordem os seguintes aspectos: o papel do diagnóstico no processo interventivo; a atuação sistematizada como meio de maximizar o desenvolvimento da criança; o papel do psicopedagogo e do educador no processo interventivo e a importância da estimulação e reeducação psicomotora no contexto escolar.

 


 

Curso (C7) Tema: Altas Habilidades/Superdotação

Docentes:

Jane Farias Chagas Ferreira (DF) 

Sub-tema: Altas habilidades / Superdotação – ABORDAGEM TEÓRICA

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Síntese Curricular: Graduação em Pedagogia; Licenciatura em Música e Bacharelado em Teologia; Psicopedagoga; Especialista em Educação a Distância; Mestre em Psicologia e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde; Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília; Sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação – CONBRASD; Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento – ABPD e representante do Brasil no World Council of Gifted and Talented Children – WCGTC.

Ementa: As pessoas com altas habilidades/superdotação não formam um grupo homogêneo. Com isso, cada tipo de talento e superdotação pode estar relacionado a diferentes tipos de domínios, o que implicará no desenvolvimento de um conjunto específico de habilidades, em uma diversidade de caminhos e trajetória possíveis de desenvolvimento. O objetivo deste curso é apresentar com base em evidências teóricas e empíricas as características globais de desenvolvimento de pessoas com altas habilidades/superdotação associadas a diferentes domínios do conhecimento humano e apontar estratégias de atendimento adequadas à inclusão desses in divíduos na escola e na sociedade em geral. Entre os vários tópicos a serem discutidos destacam-se: a) o desenvolvimento do talento ao longo do curso de vida; b) terminologias, definições e conceitos afins às altas habilidades/superdotação; c) processos de desenvolvimento cognitivo, socioemocional e de aprendizagem do superdotado; d) desenvolvimento assincrônico; e) questões de gênero no desenvolvimento do talento; f) estratégias de atendimento especializado aos alunos superdotados; e g) populações de superdotados subrepresentadas em programas de atendimento educacional especializado.

 

Tânia Guimarães (DF)

Sub-tema: Altas habilidades / Superdotação – ABORDAGEM INTERVENTIVA

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Síntese Curricular: Psicóloga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal;  Mestre em Psicologia Universidade Católica de Brasília; Especialista em Psicologia Escolar / Educacional; Exerceu a função de psicóloga escolar no Programa de Atendimento ao aluno Superdotado da Secretaria de Educação do Distrito Federal e no Projeto de Extensão da Universidade de Brasília (UNB) “Serviço de Apoio Psicoeducacional a Pais de Alunos Superdotados e Talentosos”, sob a coordenação da professora Denise Fleith; Possui artigos publicados em revistas de caráter científico, capítulo em livros na área de superdotação e trabalhos resumidos em eventos.

Ementa: Definição das características cognitivas, emocionais e sociais do indivíduo com altas habilidades/superdotação. Promover conhecimento sobre o processo de avaliação do individuo com altas habilidades/superdotação, bem como o conhecimento de estratégias e instrumentos específicos ao processo de avaliação na área da superdotação. Discutir sobre a contribuição dos professores, pais e profissionais de outras áreas em relação ao processo de avaliação do individuo com altas habilidades/superdotação, bem como a conseqüência da falta de avaliação e/ou diagnósticos equivocados. Estratégias de atendimento, orientação e apoio emocional e social ao individuo com altas habilidades/su perdotação. Discutir o desafio em relação às mudanças necessárias no contexto de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação.

12h / 13h30
Intervalo para Almoço
13h30 / 15h30

Cursos Pré-Congresso – Parte 2 – CONTINUAÇÃO

16h / 17h30

Celebração aos Associados da ABPp – DIÁLOGO SOBRE FILME

(AE 8) Atividade Exclusiva para Associados da ABPp

Filme: Divertida Mente

 

Docente:

 

Danielle Rossini (SP)

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Síntese Curricular: Psicóloga; Mestre em Ciências pelo HCFMUSP; Responsável pela triagem neuropsicológica​ do ProAMITI Ipq HCFMUSP; Fundadora do Bom pra Cuca – cognição e desenvolvimento infantil.

Ementa: Muitas metáforas e conceitos de neurociências estão presentes na animação da Pixar Divertidamente (2015) ao retratar o desenvolvimento e os conflitos emocionais de uma criança que transita da infância para a puberdade de forma lúdica. Pretende-se discutir os conceitos de neurociências que estão envolvidos no filme para promover a aprendizagem e reflexões críticas sobre as emoções e suas manifestações além das possibilidades de discutir o funcionamento cerebral e as questões emocionais que influenciam a aprendizagem humana.

O filme deverá ser assistido previamente, não haverá exibição no local

16h / 17h30

Celebração aos Associados da ABPp – DIÁLOGO SOBRE FILME

(AE 9) Atividade Exclusiva para Associados da ABPp

Filme: Extraordinário

 

Docente:

 

Suzana Grunspun (SP)

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Síntese Curricular: Médica; Psiquiatra; Psicanalista; Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, pertecente à International Psychoanalytical Association (SBPSP/IPA ); Psicanalista de crianças e adolescentes ( SBPSP / IPA); Docente do Curso de Crianças e Adolescentes do Instituto Durval Marcondes da SBPSP; Secretária do Setor de Psicanálise de Crianças e Adolescentes do Instituto Durval Marcondes – Biênio 2015/2016.

Ementa: Trata-se de uma má formação com deformações faciais importantes em decorrência de mutações genéticas. Auggie enfrenta pela primeira vez sua inserção na sociedade quando é matriculado na quinta série e passa a sofrer preconceito por causa da aparência física. É notável a habilidade do diretor que mobiliza a plateia ao trazer as fantasias de Auggie com imagens de um astronauta navegando no espaço sideral, ou de personagens evocados do clássico filme Star Wars, de George Lucas. Essas figuras que permeiam muitas cenas inserem questões importantes para se refletir do ponto de vista afetivo; se estamos nos deparando com aspectos emocionais que facilitam ou obstruem o caminho da superação no empenho de Auggie se socializar. Outro aspecto relevante para expandir a discussão é a questão do bullying, fenômeno contemporâneo social que preocupa  a todos. O diretor enfoca essa dificuldade de se lidar com as diferenças de maneira bem apropriada, no entanto aponta como alguns indivíduos, em sua singularidade, lidam bem com as diferenças e aceita o outro, porém, também são afetados pelo compromisso grupal e acabam modificando suas atitudes. Não podemos esquecer o importante papel da família de Auggie, com sua mãe, pai e irmã, tão afetivos e solidários, apesar do atraso que enfrentaram na sua socialização. Importante para nossa reflexão é percebermos o fato da irmã mais velha sentir-se preterida diante do irmão caçula que é o centro do universo e das necessidades familiares. O filme nos convida a refletir como as habilidades cognitivas quando bem conduzidas ajudam essas crianças superarem suas dificuldades e melhorarem sua auto-estima. A inclusão bem trabalhada pelo ambiente facilita o reconhecimento e identidade de cada indivíduo.

O filme deverá ser assistido previamente, não haverá exibição no local

16h30 / 17h30

Bate-papo aberto aos Congressistas

Tema: Atualidades sobre Avaliação e Intervenção Psicopedagógica em pessoas com TEA

 

Docente:

 

Dayse Serra (RJ)

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Síntese Curricular: Professora Adjunta da UFF – Universidade Federal Fluminense; Doutora em Psicologia Clínica pela Puc-Rio; Mestre em Educação Inclusiva pela UERJ; Psicopedagoga especializada em TEA.

Ementa: Instrumentos de avaliação e sondagem de habilidades. Intervenções psicopedagógicas clínicas e institucionais. Organização do Plano Educacional Individualizado e das adaptações curriculares.

18h / 19h

Cerimônia de Abertura Oficial

LUCIANA BARROS DE ALMEIDA – Presidente da ABPp

 

 

Apresentação Cultural

19h / 20h30

(RC10) – Roda de Conversa – Inaugural

Mediação desta Roda de Conversa será feita pelo jornalista Paulo de Camargo
Mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo.
Consultor em gestão educacional.
Membro do comitê editorial da Associação Brasileira de Jornalismo Educativo (JEDUCA)

Tema: Desenvolvimento afetivo, cognitivo e social – implicações na aprendizagem

 

Docentes:

 

Juan Casassus (Chile)

Sub-tema: La inteligencia de las emociones

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Síntese Curricular: Filosofo; Sociólogo y educador. Phd en Sociología de la Educación, Universidad Rene Descartes, Paris; Especialista en  política y gestión educativa, factores que afectan el rendimiento académico y educación emocional. Desde 1988 a 2003 fue especialista principal de educación de UNESCO para América Latina y el Caribe.  Investigador de reconocimiento internacional ha asesorado ministerios de Educación, Universidades, Institutos de Investigación  en distintas regiones del planeta. Actualmente es Fundador y director de la Escuela de Educación Emocional, con sedes en Argentina, Colombia, Chile,  y próximamente en Mexico. Ha escrito 52 articulos en revistas internacionales, contribuido con capítulos en más de 20 libros y es autor de varios otros entre los cuales están Tarefas da Educaçao, (Autores Asociados, Sao Paulo), Claves para una Educación de Calidad, (Kapeluz/Norma), A Scola e a Desigualdade igualdad  (INEP Editorial Plano São Paulo) Fundamentos da Educaçao Emocional (Mc  UNESCO/ Liber libro, Brasilia)  Camino en la Oscuridad (Random House, Santiago) y Diez Lecciones de Educación Emocional; Sus artículos y libros son estudiados en varias universidades de América Latina.

 

Lia Diskin (SP)

Sub-tema: Cuidar do humano – uma política inadiável

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Síntese Curricular: Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires; Realizou estudos sobre as Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia; Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia; Coordenadora das visitas de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil; Cofundadora da Associação Palas Athena; Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior; Conselheira do Sarvodaya International Trust; Membro do Conselho de Administração desde janeiro de 2012.

 

Rodrigo Affonseca Bressan (SP)

Sub-tema: Habilidades sócio emocionais e a saúde mental na escola

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Síntese Curricular: Médico-Psiquiatra;  PhD pelo King’s College London, Diretor do LiNC – Laboratório de Neurociência Integrativa que trabalha com sofisticadas técnicas de Neuroimagem funcional, Genética, Neuropsicologia e biomarcadores; Autor de mais de cem artigos científicos de alto impacto, patente e dedicado à disseminação de conhecimento sobre saúde mental; Coordenador do Projeto Cuca Legal que trabalha com educação sócio-emocional e em saúde mental na Escola; Autor de diversos livros entre eles “Saúde Mental na Escola – o que os educadores devem saber”.

20h40 / 21h30

Sessão de Autógrafos

Momento com Autores – Lançamentos de Livros

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