REGULAMENTO E NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Este Regulamento de normas gerais para submissão de trabalhos científicos é o documento orientador a ser seguido tanto pela Comissão Científica, equipe responsável por toda a parte que envolve os Trabalhos Científicos quanto pelos participantes desta atividade no XII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VI Simpósio Internacional de Psicopedagogos a ser realizado nos dias 07 a 09 de julho de 2022 na modalidade online.

Os interessados em submeter trabalhos confiram as novas informações:

CRONOGRAMA (sujeito a alterações, se necessário)

Período de submissão para avaliação de Trabalhos Científicos (Resumos)  na comunicação oral até 15/05/2022
Período de avaliação pela Comissão Científica e parceristas ad hoc 16/05/2022 a 15/06/2022
Divulgação dos Trabalhos Científicos (Resumos) aprovados para apresentação na modalidade comunicação oral. Orientações para a elaboração da apresentação da Comunicação Oral 16/06/2022  a 22/06/2022
Divulgação da Programação para a Apresentação dos Trabalhos Científicos – Salas de Comunicação Oral 30/06/2022

Seguem abaixo as instruções para a elaboração e submissão dos Resumos dos Trabalhos Científicos, na modalidade comunicação oral:

INFORMAÇÕES GERAIS DE TRABALHO CIENTÍFICO

INFORMAÇÕES GERAIS

  1. Os Trabalhos Científicos serão submetidos no formato de resumos nas modalidades Comunicação Oral.
  2. Todo Trabalho Científico inscrito deve seguir as normas dispostas neste Regulamento, caso contrário será automaticamente recusado.
  3. Só serão avaliados os Trabalhos Científicos em que pelo menos um dos autores esteja com sua inscrição e pagamento devidamente efetivados no XII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VI Simpósio Internacional de Psicopedagogos; recomenda-se que o primeiro autor do trabalho faça sua inscrição.
  4. Cada proponente poderá ter seu nome em até 3 (três) trabalhos submetidos; a exceção será para o caso dos professores orientadores, para os quais não haverá número limitado, desde que seu nome conste em último lugar na relação de autores.
  5. Os trabalhos em grupo terão no máximo até 5 (cinco) autores. Cuidar, no entanto, para que a inscrição como primeiro autor seja colocada em número reduzido de trabalhos (recomendável até 2 trabalhos), pois o primeiro autor será considerado como apresentador do trabalho na distribuição das salas e horários, se devidamente aprovado o Trabalho Científico.
  6. O Trabalho Científico, individual ou em grupo, poderá ser resultante de pesquisa concluída ou em andamento (com análise preliminar); revisão bibliográfica; relato de experiência; estudo de caso; relato de estágio supervisionado.
  7. Todo Trabalho Científico deverá ter seu tema articulado a um dos Eixos Temáticos propostos para o XII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VI Simpósio Internacional de Psicopedagogos
  8. Os proponentes deverão ter o cuidado de atender à exigência de não identificação de autores, instituições e outras informações no corpo do resumo, pelas quais o trabalho possa ser identificado, uma vez que se requer o atendimento à isenção de conflitos de interesse por processo de avaliação cega por pares.
  9. A avaliação dos Trabalhos Científicos se dá pela Comissão Científica e pareceristas ad hoc, que têm como critérios de análise os que constam deste Regulamento, não cabendo recurso, parecer ou justificativa no caso de reprovação de um trabalho, sob qualquer hipótese.
  10. A lista dos Trabalhos Científicos aprovados será divulgada no site do evento na data indicada no cronograma.
  11. Cada participante fará sua apresentação em data e horário definidos pelas Comissões Científica e Organizadora e divulgados na programação do evento. A não apresentação do trabalho implicará no não recebimento do certificado.
  12. Os resumos dos Trabalhos Científicos aprovados serão publicados em Anais do Evento. Em caso de interesse na publicação de trabalhos completos, os mesmos poderão ser publicados na Revista Psicopedagogia, desde que os autores enviem o texto para submissão pelo email publicacao@abpp.com.br ,atendendo as instruções próprias da Revista.

 

Atenção: No ato da inscrição é obrigatório indicar em qual modalidade o Trabalho Científico será inscrito: Comunicação oral. Também deverá ser informado o Eixo Temático no qual o Trabalho Científico se insere.

MODALIDADE DE TRABALHO CIENTÍFICO

 

 

Comunicação oral

Trata-se do Trabalho Científico na modalidade de relatos de pesquisas, relatos críticos de experiências, revisão bibliográfica/revisão sistemática, estudos de casos, relatos de estágios/práticas supervisionados, que serão reunidos por Eixos temáticos em Sessões de Comunicação Oral, com tempo de 15 minutos para cada trabalho, num grupo de até 5 trabalhos.  Os trabalhos podem ser propostos por pesquisadores, profissionais das áreas da Psicopedagogia, da Educação, da Saúde ou áreas afins, professores, supervisores, estudantes. Cada Sessão de Comunicação Oral terá um coordenador indicado pela Comissão Organizadora do evento. A estrutura do resumo deverá conter Título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m) em folha de rosto separada para garantir o anonimato do autor e, no texto, introdução/justificativa, objetivos, referencial teórico, métodos, resultados e referências. Os resumos deverão conter no máximo até 250 palavras, excluindo-se título, palavras-chave, referências. A identificação do/s autor/es deverá vir em folha de rosto separada. Para a elaboração dos resumos os autores deverão seguir as normas apresentadas no item Normas para formatação dos trabalhos.

 

 

 As demais atividades do XII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e VI Simpósio Internacional de Psicopedagogos (conferências, palestras, mesas temáticas, círculos de debates, cursos e outras) são parte da Programação Científica organizada pelas Comissões Organizadora e Científica, por meio de convites.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

 

Os Eixos Temáticos constituem-se no agrupamento das ideias principais relacionadas ao tema do evento. Tem o objetivo de subsidiarem a elaboração e a organização do evento, suscitando questões para as discussões e debates propostos. Para a submissão do Trabalho Científico o proponente deverá indicar o Eixo Temático no qual ele se insere. Os subtemas são norteadores dos conteúdos dentro de cada Eixo Temático.

 

EIXOS TEMÁTICOS

SUBTEMAS

EIXO 01 – NOVOS DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

– A escola, as aprendizagens e os impactos da pandemia

–  Atualização de estudos e pesquisas na pandemia

– Família e aprendizagem

– Aprendizagens em diferentes contextos

EIXO 02 – MUNDIALIZAÇÃO E TECNOLOGIAS

– Reorganização e ressignificação da escola

  Gamificação e aprendizagem

– Novas propostas e metodologias para ensinar e aprender

– Psicopedagogia e o mundo do trabalho

EIXO 03 – ÉTICA, COEXISTÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

– Aprendizagem e responsabilidade social

–  Ecologia e saúde planetária

– Paradigmas sistêmicos no cuidado dos indivíduos e do ambiente

– Psicopedagogia, ações colaborativas e projetos sociais

EIXO 04 – SAÚDE INTEGRAL E EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Literatura e humanização na formação do sujeito

– Aprendizagem e saúde mental

– Psicopedagogia na primeira infância

– Aprendizagem nas diferentes etapas do desenvolvimento humano

– Psicopedagogia e mediação da aprendizagem

– O trabalho com grupos de aprendizagem

– Cultura, diversidade e desenvolvimento humano

EIXO 05 – FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

 

– Formação e identidade do psicopedagogo

– Subjetividade e história de vida na formação do psicopedagogo

– Diferentes perspectivas de aprendizagem na formação do psicopedagogo

– Fundamentos da avaliação e da intervenção na psicopedagogia 

– Recursos para a avaliação e a intervenção na psicopedagogia 

– Psicopedagogia, aprendizagem e ações Inclusivas

EIXO 06 – PRÁTICAS EM PSICOPEDAGOGIA

– Psicopedagogia na escola e na formação docente

– Experiências no atendimento online

– Ações psicopedagógicas nos diferentes ciclos de vida

– Avaliação psicopedagógica: diferentes abordagens

– Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos

– Narrativas psicopedagógicas e espaços de escuta

EIXO 07 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PSICOPEDAGOGIA

 

 

– Direitos humanos, inclusão social e psicopedagogia

– Psicopedagogia no cenário atual da inclusão escolar

– Atendimento psicopedagógico na primeira infância

– O atendimento psicopedagógico na educação básica

– O atendimento psicopedagógico no ensino superior

 

 

NORMAS PARA FORMATAÇÃO 

A seguir apresentam-se alguns dos principais exemplos de citações e referências utilizando as normas da APA 7ª edição, que passarão a ser adotadas pela Revista Psicopedagogia para publicações a partir de 01 de fevereiro de 2022.

 

Estrutura do resumo

Objetivo: indicar o propósito do estudo e a hipótese se for o caso (limite entre 20 e 40 palavras);

Método: incluir a proposta metodológica, o ambiente do estudo, os assuntos, o diagnóstico e intervenção, o tipo de análise, com

detalhamento do tipo de pesquisa, método, autores de base, recursos, instrumentos (limite entre 40 e 80 palavras);

Resultados: apresentar de forma clara e objetiva, com significância estatística, caso seja apropriado ou detalhamento de categorias

de análise em estudos qualitativos (limite entre 50 e 100 palavras)

Conclusão ou Considerações Finais: enfatizar os resultados e a delimitação do estudo. (limite entre 30 e 80 palavras)

Formatação Título: em negrito, todas as letras maiúsculas, Arial 12. (limite entre 2 e 12 palavras)
Autor(es)

Nome(s) do(s) autor(es) deve ser escrito com fonte Arial 12, sem negrito, sendo apenas a primeira letra maiúscula, começando pelo

último sobrenome, seguido de espaço e as iniciais dos nomes. Ex: Maria Clara Rocha Santos – Santos, M. C. R. (limite entre 1 e 5 autores)

Instituição Informar a instituição à qual pertence(m) o(s) autor(es), ou onde o estudo foi realizado, fonte Arial 12.
Palavras-chave

Inserir logo abaixo do resumo, os termos principais que expressem ideias centrais do assunto abordado podendo ser termos simples

e/ou compostos, são separadas entre si por ponto final, seguidas de letra maiúscula. (limite entre 3 e 5)

Referências Seguir as normas de citações e referências da APA, 7ª edição, conforme orientações a seguir:

 

Citações

A APA utiliza o sistema de citação autor-data e as citações devem conter os elementos a seguir: sobrenome do autor, ano de publicação do documento e, caso seja uma citação direta, os números das páginas citadas. Caso sejam citadas duas ou mais publicações ao mesmo tempo, cada citação deve ser separada por ponto e vírgula (;) e apresentada em ordem alfabética segundo o sobrenome dos autores.

Exemplos:

(Martinelli & Genari, 2009; Berridge & Kringelbach, 2013).

(Batista & Mantoan, 2006, p. 56).

 

Regras gerais para apresentação dos autores nas citações:

Autores Citação no texto Citação entre parênteses
Um autor Guimarães (2020) (Guimarães, 2020)
Dois autores Uehara e Landeira-Fernandez (2010) (Uehara & Landeira-Fernandez, 2010)
Três ou mais autores Capellini et al. (2007) (Capellini et al., 2007)
Autores institucionais / coletivos (com abreviação)

1ª citação

– Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2010)

Citações subsequentes

– OECD (2010)

1ª citação

– (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2010)

Citações subsequentes

– (OECD, 2010)

Autores institucionais / coletivos (sem abreviação) Stanford University (2020) (Stanford University, 2020)

 

Citação direta

Para citações diretas, ou seja, quando há transcrição literal do texto elaborado por outros autores, aplicam-se as seguintes regras:

Citação direta breve (até 40 palavras): transcrição do texto do outro autor é inserida no próprio texto entre aspas. Incluir a página consultada (p.) ou o intervalo de páginas consultado (pp.).

Exemplo:

Conforme Beyer (2006) “a educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (p. 73).

“A educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (Beyer, 2006, p. 73).

Citação direta extensa (mais de 40 palavras): a transcrição literal do texto de outro autor deve ser inserida de forma destacada no texto com recuo da margem esquerda em 1,27 cm para todas as linhas. Não incluir aspas na citação.

Exemplo:

O problema de aprendizagem que constitui um ‘sintoma’ ou uma ‘inibição’ toma forma em um indivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (Fernández, 1991, p. 82).

Referências

Formatação:

  1. Colocar a seção de Referências em uma nova página após o final do texto
  2. Espaçamento entre linhas – simples
  3. Referências em ordem alfabética
  4. Tamanho da fonte – Arial 12
  5. Texto alinhado à esquerda
  6. Em cada referência, adicionar recuo de 1,27 cm (1 tab) a partir da segunda linha

Regras gerais para apresentação dos autores nas referências:

Autores Regras Exemplos     
Um autor Autor, A. A. Barlow, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. The Guilford Press.
Dois a 20 autores

Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., & Autor, D. D.

·         Indicar todos os autores até o vigésimo

·         O último autor é precedido de &

Watson, S., Gunasekaran, G., Gedye, M., van Roy, Y., Ross, M., Longdin, L., & Brown, L. (2003). Law of business organisations (4th ed.). Palatine Press.
21 ou mais autores

Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., Autor, D. D., Autor, E. E., Autor, F. F., Autor, G. G., Autor, H. H., Autor, I. I., Autor, J. J., Autor, K. K., Autor, L. L., Autor, M. M., Autor, N. N., Autor, O. O., Autor, P. P., Autor, Q. Q., Autor, R. R., Autor, S. S., … Autor, Z. Z.

·         Indicar os primeiros 19 autores, inserir reticências e o último autor

Loannidis, N. M., Rothstein, J. H., Pejaver, V., Middha, S., McDonnell, S., Baheti, S. Musolf, A., Li, Q., Holzinger, E., Karyadi, D., Cannon-Albright, L., Teerlink, C, C., Stanford, J. L., Isaacs, W. B., Xu, J., Cooney, K., Lange, E., Schleutker, J., Carpten, J. D., … Weiver, S. (2016). Revel: An ensemble

method for predicting the pathogenicity of rare missense variants. American Journal of Human Genetics, 99(4) 877-85.

https://doi.org/10.1016/j.ajhg.2016.08.016

Autores institucionais Nome completo da instituição/organização American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association. APA.

 

Exemplos de Referências

Apresentamos a seguir alguns exemplos dos principais tipos de referências. Para outros exemplos de referências utilizando a norma APA de formatação, acesse o site: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples

 

Artigos em Periódico

Formato geral:

Sobrenome autor, X. Y. (Ano). Título do artigo. Título do periódico, v(nº), pp (ou número do artigo). DOI ou URL (se disponível)

Exemplos:

Facci, M. G. D. (2019). O adoecimento do professor frente à violência na escola. Fractal: Revista de Psicologia, 31(2), 130-142. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5647

Alves, C. F. (2015). Bullying: gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, 6(3), 2919-2933. https://doi.org/10.18673/gs.v6i3.22423

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Nesello, F., Sant’Anna, F. L., Santos, H. G. dos, Andrade, S. M. de, Mesas, A. E., & González, A. D. (2014). Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 14(2), 119–136. https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000200002

Pei, X., Howard-Jones, P. A., Zhang, S., Liu, X., & Jin, Y. (2015). Teachers’ Understanding about the Brain in East China. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 174, 3681–3688. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.1091

Livros

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Edição – a partir da segunda). Editora. DOI ou URL (se disponível)

Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.

Exemplos:

Piaget. J., & Inhelder, B (1993). A representação do espaço na criança. Artes Médicas.

Wechsler, D. (2013). WISC IV: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (4. ed.). Pearson; Casa do Psicólogo.

Soares, E. M. do S., & Teixeira, L. M. (Orgs.). (2018). Práticas educativas e cultura de paz: articulando saberes e fazeres. EDUCS. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf

Organisation for Economic Co-operation and Development (2002). Understanding the Brain: Towards a New Learning Science. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264174986-en

 

Capítulos de Livro

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título do capítulo. In X. Y. Sobrenome (Ed./Eds./Org./Orgs.), Título do livro: Subtítulo (Edição, v., pp.). Editora. DOI ou URL (se disponível)

Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.

Martins, A. C., & Capovilla, F. C. (2017). Pesquisa lexicográfica da Língua de Sinais Brasileira: o caso da Região Sul e do Distrito Federal. In R. C. Zambrano, & C. F. Pedroza (Orgs.), Comunidades surdas da América Latina: Língua, cultura, educação, identidade (pp. 167-180). Editora Bookess.

Medeiros, P. C., & Loureiro, S. R. (2004). A observação clínica do comportamento de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares, & S. R. Loureiro (Orgs.). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória do desenvolvimento escolar (pp. 107-136). Casa do Psicólogo.

 

Artigos em Anais de Congresso

Formato geral:

Sobrenome, W. (Ano, dia mês). Título: subtítulo. [Tipo de contribuição]. Nome do evento, Local. URL ou DOI.

Exemplos:

Helen Cristina Vieira Costa, H. C. V., Cunha, M. N. B., & Costa, S. V. (2020, 7 de novembro). Formação docente: a relevância da especialização em psicopedagogia [Sessão de pôsteres]. Simpósio Nacional de Psicopedagogia, São Paulo.

 

Teses e Dissertações

Formato geral:

Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Número da publicação – se disponível). [Dissertação de mestrado/Tese de doutorado, Nome da instituição que outorgou o diploma]. Nome da Base de Dados ou Repositório. DOI ou URL (se disponível)

Exemplos:

Martins, A. C. (2017 Lexicografia, metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). [Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-31082017-191248

Fávero, M. T. M. (2004). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem da escrita. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Maria_Teresa.pdf

 

SOBRE O ENVIO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS EM FORMATO DE RESUMOS 

– Após realizar sua inscrição, você terá acesso ao formulário para submissão do trabalho; (link para inscrição:https://bit.ly/inscriçãocongresso2022)

– A submissão de trabalhos científicos para avaliação está vinculada à aceitação integral e irrestrita de todas as normas aqui especificadas;

– No momento da submissão, atender às instruções para preenchimento dos campos do formulário online, de modo que não apareça o nome do autor nem a identificação da instituição.

– Os resumos aprovados serão posteriormente publicados em suplemento especial da Revista Psicopedagogia. Recomenda-se fazer uma revisão de texto antes da submissão. Erros excessivos levarão à desclassificação pela Comissão Científica e pareceristas ad hoc.

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